Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Presente de mãe



Flor de “vó”, é o que dizem. Em casa de “vó” sempre tem uma dessas. Ou tinha. Na casa da minha avó, sim, tinha uma... e bem grande. No Natal, recebia luzes e enfeites... Na verdade, era na casa dos meus pais, que depois passou a ser da minha avó paterna, de quem peguei emprestado o sobrenome Greco: Isabel Greco Tavares. 

No Sul, chamam essa árvore de “primavera”. Mas é “manacá-de-cheiro”. E as flores exalam um perfume inconfundível. 


Aqui por perto, no bairro em que moro, felizmente, há uma dessas... Já está carregada de flores e aromas.


De vez em quando, passo por ali. Não tem como não voltar no tempo, mas não com saudosismo. Não sou saudosista. Boas lembranças, apenas isso.


Atualmente, na nova casa dos meus pais, tem outra dessas. Quando estive lá, minha mãe quis que eu trouxesse uma muda. Preparou tudo. Do jeito dela, claro, só raiz e caule (diz que é assim que a planta aguenta viagens longas)... Na última hora, desisti... Uruguaiana fica "ao lado" da Argentina, mas também do Uruguai. 


"Mãe", eu disse, "e se me pegarem no aeroporto, pensando que é muda de maconha? Vou dizer o quê: que é maconha da mãe?" 


Ela ficou me olhando... Daí, rebateu: 


"Deixa de ser medroso! Te dou umas folhinhas, também. Se te pegarem, mostra pra eles e diz que fui eu que botei a muda na tua mala. Isso aí é bobagem que inventam pra ganhar dinheiro sem pagar imposto. Cachaça, vendem em qualquer boteco e se pode levar na mala; maconha, não?"


"Tá doida, mãe?"


"Ué, tu não é artista? Se tem medo de escândalo, vai fazer outra coisa, ora!"


Minha mãe sempre foi bastante pragmática. Mas... eu, hein? Preferi ser medroso, deixei lá com ela a muda.


Tem cada mãe, viu! A minha, acho que daria um livro. Ou vários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário