Total de visualizações de página

sábado, 27 de novembro de 2021

Tristeza nossa de cada dia






Ontem, em um vídeo publicado por Maria Padilha, atriz que admiro muito desde nem sei quando... o texto que ela dizia (transcrito de entrevista da filósofa e poeta Viviane Mosé) me deu uma sacudida boa (principalmente agora que, depois de tantos fatos pesados que enfrentei em 2021, preciso finalizar um trabalho bastante visceral, com desabafos intensos/dolorosos das personagens).
A atriz falava de sofrimento, dos equívocos que nos levam a acreditar que ele não é bom.
Ora, não é questão de ser ou não bom, mas necessário.
Como bichos que precisam passar pelo sofrimento e pela dificuldade de romper e se livrar da casca antiga, que precisa ser descartada para que ele possa se tornar maior e seguir para um nova fase da vida, o sofrimento humano não precisa ser "curado", mas encarado como uma etapa natural da existência. "Cascas" internas que devem ser rompidas para que a pessoa se torne mais forte, melhor.
Encarar o sofrimento, entender o sofrimento para poder enfrentá-lo e vencer aquela dor.
Infelizmente, em vez de enfrentar nossas "dores" existenciais, psicológicas etc., preferimos partir logo para as lamentações inúteis. É imaturo isso, covarde. Ninguém suporta alguém que se queixe de tudo o tempo todo. Bom, talvez "ninguém" seja exagero, mas eu não suporto, não. Mando passear, me afasto. Todos nós ficamos alegres, mas isso passa e volta. Todos nós sofremos, mas isso passa... e, de vez em quando, volta. Olhando de fora, não dá para medir quem sofre mais ou quem sofre menos. A alegria, idem. Mas em maior ou menor grau, alegria e tristeza vão se revezando ao longo da vida de todos nós.
Estar vivo é isso.
Importante: falo de sofrimento, não de depressão, que é doença e tem tratamento.

Curtir
Comentar
Compartilhar







Nenhum comentário:

Postar um comentário