Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Andando para trás



Em 2009/2010, graças a um Prêmio de Interações Estéticas que recebi da Funarte, pude dar um grande passo para finalizar minha trilogia "Subterrâneos", iniciada em 2001, com o livro "Caçadores noturnos".


De dezembro a fevereiro, me reuni na sede do Grupo Diversidade Niteroi (GDN) com Pessoas (“P” maiúsculo, mesmo!) que me receberam de braços abertos (carinho e respeito que poucas vezes tive em toda a vida). Lá, eu que vivo enclausurado na minha "ostra" de ficcionista, aprendi a acreditar que era possível, sim, unir forças em torno de um ideal. E o trabalho desse pessoal na ONG é de "formiguinha"; cada dia, um grão... Cada um traz o que pode. Mas juntos, podem MUITO! Tanto que começam a incomodar heterossexuais (será que são mesmo heterossexuais?) homofóbicos. Na calada da noite passada, fizeram "anonimamente" esse estrago na ONG. Documentos desapareceram, equipamentos foram destroçados, frases homofóbicas foram pichadas nas paredes... Enfim, as fotos dizem tudo. 
  


Aqui, vale lembrar a frase de João Silvério Trevisan em "Devassos no paraíso" (não canso de repetir):


"A verdade é que a civilização sempre precisou de reservatórios negativos que possam funcionar como bodes expiatórios nos momentos de crise e mal-estar, quando então, por um mecanismo de projeção, ela ataca esses bolsões tacitamente tolerados."


Pois é... Já foram perseguidos cristãos, judeus, muçulmanos, protestantes, negros, gays, feministas... O DIFERENTE, quando a sociedade sente medo de sair de sua zona de conforto, passa a ser o CULPADO de todas as “mazelas” (ex.: passeatas de ultradireita com propostas fascistas voltaram a ocupar as ruas da Europa e de outras partes do planeta, incluindo aqui, “entre palmeiras e abacaxis”, como escreveu o saudoso Caio Fernando Abreu).


Claro que o ideal é que não precisássemos de leis para isso ou aquilo, bastaria EDUCAÇÃO BÁSICA , e pronto. Mas, de algumas décadas para cá, foi preciso criar leis para proteger negros, mulheres e crianças... Só para "lembrar" aos ignorantes que é proibido SER TROGLODITA. Já havia/há leis na Constituição para homicídios e agressões em geral, mas...  Vejam, até para evitar que alguém quebre a cabeça no volante durante um acidente, foi  fundamental que se criasse uma lei para mexer no bolso dos “esquecidinhos”. E precisava de lei para dizer a alguém: "oh, filhinho, vê se não se mata, tá"?
 
Sinceramente, quanto mais alguns acham que a raça humana evoluiu tanto, mas taaaaanto, que logo será capaz de conquistar novas galáxias, o mundo... Pergunto: pra quê? Para levarmos pelo espaço nossas “boas” e velhas CAVERNAS? Ou já saímos da Idade de Pedra? Quando foi mesmo? Não fiquei sabendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário