Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Bastidores x fé

Na década de 1980, quando eu trabalhava como divulgador da Editora Vozes, durante uma bienal do livro (ainda era no Ibirapuera), o então em voto de silêncio (ordem papal; nem sei se é assim que se fala) por conta da Teologia da Libertação Frei Leonardo Boff, sentado comigo em um banco enquanto aguardávamos o início de uma de suas palestras no evento,* me disse (mais ou menos com estas palavras):

"Para perder a fé, basta conhecer os bastidores."

Ele nem deve se lembrar disso, óbvio que não. Mas guardei comigo, nunca mais esqueci. E, infelizmente, sei cada vez mais o que ele quis dizer. É, afinal, um homem de visão(ões). A frase vale para todo tipo de fé, percebi isso quando enveredei pelo tal mundo real e conheci vários "bastidores" (artes, empresas, mercados, condomínios, religiões, universidades, pessoas etc.).

Hoje, Boff largou a "batina", casou, dá aulas em universidades. Eu, bem... Ando por aí, em processo avançado de desencando em muitas "áreas", sem dúvida.



* Na época, ele podia falar e publicar livros sobre outros assuntos, exceto Teologia da Libertação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário