Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

$$$ jogado no lixo


Ontem, depois de receber mais um comunicado de aumento abusivo na tarifa de uma das contas bancárias (por ser empreendedor, sou forçado a ter, além da conta pessoal, mais duas em agências distintas), liguei para a gerente de pessoa jurídica do Itaú:
— Mais um aumento? — perguntei indignado.
— Não posso fazer nada, senhor? Sua tarifa já estava defasada.  
— Como defasada, se aumentou em janeiro? Eu já pagava, em média, sessenta e poucos por conta. Agora vai para quase cem reais? Qual a justificativa? Sem falar que me ofereceram crédito especial para a empresa, depois me cobraram trimestralidades de quase trezentos reais, além das tarifas mensais e os juros. Ou seja: oferecem o “presente”, mas a cobrança vai junto, é isso?
— É o custo pelos serviços, senhor...
— Quais serviços? Não uso agências, nem cheques... apenas o cartão e faço pagamentos pela internet... Muito raramente, quando vou direto à agência, não há mais ninguém por lá, somente um ou dois gerentes, três funcionários nos caixas e máquinas.  
— Há um custo para o banco... Manter os serviços gera despesas.
— Quando você vai ao açougue, à loja ou ao posto de gasolina, lá há uma taxa mensal só para manter os serviços disponíveis para o cliente? E em lojas virtuais, você paga mensalmente para ser cliente?
Silêncio. Insisti:
— No seu salão de beleza, os serviços não estão lá, sempre disponíveis?
— Não entendi, senhor...
— No salão, você paga para continuar sendo cliente, mensalmente, ou apenas pelos serviços que utilizar?
— Pelos serviços, senhor...
— Pois é... Viu só como se explica o lucro absurdo dos bancos brasileiros: mesmo sem trabalhar, eles recebem mensalidades e outras taxas impostas aos clientes. Trocaram funcionários por máquinas. Segurança e manutenção são terceirizadas. O sindicato de vocês foi aniquilado. Amanhã, quando completar mais alguns meses de casa e começar a representar um custo muito elevado para ser mantida (e até demitida) pelo banco, você será trocada por alguém mais novo e barato, por um vaso de planta ou por uma gravação idiota, com as mesmas falas que você acaba de repetir para mim. Entendeu agora como funciona o jogo?
— O senhor quer fechar a conta, é isso?
— Não, porque sou obrigado a manter as contas. Sem contas, você e sua empresa deixam de existir. Por isso, talvez eu passe aí amanhã para jogar uma bomba na sua agência...
— Senhor, esta conversa está sendo gravada.
— Espero que esteja mesmo! Mande uma cópia para a dona Milu, sua patroa.
— Quem?
Conversa encerrada. Ela nem sabia quem era uma das maiores acionistas do banco para o qual trabalhava. Eu não tinha como levar adiante uma discussão com alguém treinado para dar respostas prontas. É provável que uma samambaia pudesse interagir melhor com os clientes do que aquela mocinha adestrada. A verdade é que bancos nos roubam descaradamente, e NINGUÉM diz nada. NADA! Banqueiros são agiotas legalizados. Apenas isso. E, junto com os da Fiesp, são os verdadeiros "chefes" deste país. Por isso, continuem aí, batendo panelas; não dará em coisa alguma. Presidente, governadores, prefeitos e todo o resto são paus-mandados. Quem governa de fato o Brasil está em outra esfera de poder, longe dos holofotes e faturando trilhões às custas de idiotas. Ou seja: nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário